My Image
My Image

ATIVIDADES FORMATIVAS

22/08 – Quarta-feira - 14h às 16h
Público: crianças portadoras de necessidades especiais da AACD, de 10 a 14 anos.


20 vagas
Local: AACD - Rua dos Açores, 310


A imagem animada será apresentada para crianças que desenvolverão um filme
de poucos segundos em stop motion. Os participantes aprenderão como funciona a animação com a técnica (do roteiro, criação de personagem, cenário, construção de bonecos, captação da imagem e montagem final). Apresentação de filmes, onde serão exibidos diversos curtas-metragens em diferentes técnicas de Stop Motion para o público infantil. Exercício de animação, aprendizado prático de como fazer a imagem animada.


MARTA RUSSO é especialista em Educomunicação. É produtora e roteirista. Trabalhou na Editora Globo. Formada em Comunicação pelo Mackenzie, cursou Jornalismo e Políticas Públicas na USP. Coordena Oficinas e Workshops de cinema-vídeo há 14 anos. Já realizou as Oficinas de: Brinquedos Retro, Brinquedos Ópticos do cinema, Instrumentos Musicais (tambor), Bonecos do Tim Burton, Casa de Fadas Miniatura e outras. 


RALPH FRIEDERICKS é cineasta, fotógrafo e arte educador. Estudou fotografia e roteiro em Paris e Propaganda & Criação no Mackenzie. Realizou alguns curtas-metragens que participaram de festivais e foram exibidos na TV. Foi ganhador do Festival do Minuto e do concurso de Roteiro da Escola de Escrita Audiovisual de Paris. E sócio-diretor audiovisual da Produtora Matiz Filmes e Produções. Coordena Oficinas e Workshops de cinema-vídeo, fotografia, brinquedos há 18 anos.

Coordenadores: RALPH FRIEDERICKS E MARTA RUSSO

WORKSHOP MONSTROS ANIMADOS (STOP MOTION PARA CRIANÇAS)

My Image

DEBATE MERCADO FANTÁSTICO E GEEK NO BRASIL (LITERATURA, GAMES, TV E CINEMA) 

Debatedores: FELIPE CASTILHO, FLÁVIA GASI E MJ MACEDO

Mediação: Reynaldo Damazio
10/09 – Terça-feira - 19h às 21h
Público: estudantes de cinema e audiovisual e interessados em geral maiores de 14 anos.


Seleção: primeiros inscritos
Link para inscrição: 
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/4ff792cd7f1132cdce40f2da0c437ee4​​​​​​​ 


30 vagas
Inscrições: até 09/09


Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro (Metrô Tiradentes)
Um mercado lucrativo e em ascensão, com um universo responsável por movimentar mais de R$138 bilhões no mundo. No Brasil 68% das pessoas entre 18 e 34 anos se consideram geek, de acordo com uma pesquisa idealizada pela revista Geek Power, junto com o Ibope Conecta e o portal Omelete.O debate versa sobre como produzir e o que produzir para este público, como competir com os produtos estrangeiros e como ter o seu espaço no mercado nacional.


FELIPE CASTILHO é autor de livros de fantasia e roteirista de quadrinhos. Escreveu a série O Legado Folclórico, a fantasia épica Ordem Vermelha: Filhos da Degradação e a HQ Desafiadores do Destino: disputa por controle. Sua HQ Savana de Pedra, feita em parceria com os desenhistas Tainan Rocha e Wagner Willian, foi finalista do Prêmio Jabuti e do Troféu HQ Mix em 2018. Seu título mais recente é o livro de terror Serpentário, lançado no mês de agosto pela Editora Intrínseca.


FLÁVIA GASI é doutora e mestre pela PUC-SP no programa de Comunicação e Semiótica. Sua dissertação de mestrado foi ampliada para se tornar o livro Videogames e Mitologia. Atualmente é CEO da Forja, sócia do blog Garotas Geeks, e colunista no site UOL TAB. Com cerca de 20 anos de experiência em jornalismo e comunicação no mercado gamer e de cultura pop, fundou um grupo de estudos chamado JOI – Jogos e Imaginário, e dá aulas de narrativa para games
MJ MACEDO nasceu no Rio de Janeiro e aos 11 anos de idade se mudou para São Paulo. Tornou-se quadrinista e escritor, designer gráfico, redator publicitário, jornalista, gerente editorial. Atualmente desenha HQs para os mercados nacional e internacional, concept arts pra videogames e filmes, e esboçando seus planos de dominação mundial através dos seus próprios personagens e ideias. Coordenou, a convite do diretor de cinema Fernando Meirelles, a adaptação do filme Cidade de Deus para os quadrinhos roteirizando e ilustrando grande parte do projeto. 


REYNALDO DAMAZIO é editor, crítico literário e autor. Formado em Ciências Sociais pela USP. Foi co-editor do jornal “Caderno de Leitura”, da EdUSP,  colaborador do Guia de Livros da "Folha de S. Paulo” e das revistas “Cult”, “Arte Brasileiros”, “Entrelivros”, “Mente e Cérebro”, e “Literatura: Conhecimento Prático”. Autor de Poesia, linguagem, Horas perplexas, Com os dentes na esquina, trilhas, notas & outras tramas, entre outros. Traduziu Calvina (SM Editora), de Carlo Frabetti.

My Image

WORKSHOP NARRATIVAS TERRÍVEIS


Coordenador: Santiago Nazarian


11/09 – Quarta-feira - 19h às 21h
Público: estudantes de cinema e audiovisual e interessados em geral maiores de 14 anos, primeiros inscritos


30 vagas


Inscrições: até 10/09
Link para inscrição: 
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/cb9c528565c30d49b548831022bc9b32


Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro (Metrô Tiradentes)
O workshop vai abordar as características da literatura noir: terror, suspense, thriller e policial, a partir da leitura de textos, contos e trechos de histórias, serão apresentados técnicas e processos de criação, buscando fazer a ponte entre a palavra e a imagem; Apresentar as principais características das narrativas de gênero.


SANTIAGO NAZARIAN é autor de diversos romances, entre eles Neve Negra (Companhia das Letras, 2017), Biofobia (Editora Record, 2014) e Mastigando Humanos (Nova Fronteira, 2006, Record 2013). Descreve seu projeto literário como "existencialismo bizarro", no qual mescla questões atemporais da literatura existencialista com cultura pop, humor negro e horror. Tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Em 2003 ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura com seu romance de estreia. Em 2007, foi eleito um dos escritores jovens mais importantes da América Latina pelo júri do Hay Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos.



My Image

DEBATE PRODUÇÃO INDEPENDENTE FANTÁSTICA

Debatedores: GABRIELA SOUZA E FRANCISCO GASPAR

Mediação: Humberto Neiva


12/09 - Quinta-feira - 19h às 21h
Público: estudantes de cinema e audiovisual e interessados em geral maiores de 14 anos, primeiros inscritos.


30 vagas


Inscrições: até 11/09
Link para inscrição: 
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9e3c9c0a7cb805136946d081eee6d0ac


Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro (Metrô Tiradentes)
Quais os caminhos das produções independentes do gênero fantástico? Um debate com Gabriela Souza, representante da empresa distribuidora Elo Company e com o ator Francisco Gaspar, ícone das atuais produções do cinema fantástico. Serão abordados temas como: produção, distribuição, editais, festivais, exibições comerciais e vendas para VOD e TVs.


GABRIELA SOUZA com mais de 13 anos de atuação em cinema, com experiência da cenografia à produção executiva. Sua principal expertise é a inscrição de projetos em editais públicos e privados. Passou por Mixer Filmes, Casablanca, Coração da Selva, entre outras produtoras.


FRANCISCO GASPAR ator paraense que vive em São Paulo. Premiado com o Kikito de Melhor Ator, no Festival de Gramado pelo curta O.D. Overdose Digital de Marcos DeBrito; Menção Honrosa de Melhor Ator no Festival do Rio pelo longa A Estrada 47 de Vicente Ferraz; Melhor Ator Coadjuvante no Maranhão na Tela pelo curta Raimundo Quintela de Robson Fonseca. Participou de longas e séries O Escolhido (Netflix) de Michel Tikhomiroff, Correndo Atrás, de Jeferson De, The Seven Sorrows of Mary de Pedro Varela, Cine Holliúdy 2 A Chibata Sideral de Halder Gomes, Cemitério das Almas Perdidas e A Mata Negra de Rodrigo Aragão, Chance de Mauricio Eça, The Last City of Z de James Gray, Histórias Estranhas - Apóstolos de Marcos DeBrito,e Condado Macabro de Marcos DeBrito e André de C. Mello.


HUMBERTO NEIVA é Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.  Pós-graduado em Tecnologia Educacional pela FAAP onde coordena o Curso de Cinema e criou e coordenou o curso de Pós-Graduação de Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais. Coordenou o curso de Pós-Graduação de Produção Audiovisual - Projeto e Negócio no SENAC. Criou e coordenou a distribuidora de filmes Mais Filmes. Coordena a programação do Espaço Itaú de Cinema onde produziu os projetos Curta Petrobras às 6 e Curta Petrobras no Cinema. Consultor de conteúdo da produtora D7. Produziu diversos curtas-metragens, participou de diversas comissões de seleção e júris de festivais de cinema.

My Image