Inscreva seu filme

Estão abertas as inscrições

Regulamento

8º CINEFANTASY – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO
A VERMELHO FILMES apresenta a 8ª edição do festival, a ser realizada no período de 06 a 11 de novembro de 2018, no Centro Cultural São Paulo, na cidade de São Paulo. Com inscrições abertas de 26 de abril a 22 de junho de 2018.


REGULAMENTO

I. DA PARTICIPAÇÃO


1. Só poderão participar do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO diretores, produtores e/ou distribuidores profissionais ou não-profissionais.

2. A inscrição no 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO implica na aceitação de que o filme enviado pelo participante, se selecionado pelo júri, será exibido na programação de 06 a 11 de novembro de 2018 a critério da organização.

3. Os filmes selecionados para o 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO poderão ter trechos, a critério da organização, utilizados para divulgação do evento na mídia, no material gráfico e na página da internet www.cinefantasy.com.br

4. O inscrito deverá dar garantias de que é o titular de todos os direitos, ou deverá ter a procuração do titular.

5. A organização não se responsabilizará por quaisquer avessas jurídicas que digam respeito aos filmes inscritos.

6. Os diretores, produtores e distribuidores que se inscreverem no 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO se responsabilizarão por todas as licenças, permissões, direitos e alvarás que forem necessários para que o filme inscrito possa ser exibido.
 

II. DA INSCRIÇÃO 

1. A inscrição no 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO deverá ser feita do dia 26 de abril a 22 de junho de 2018. 

2. Para inscrever o filme, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição encontrada no site do festival - www.cinefantasy.com.br 

3. A inscrição no Cinefantasy será feita apenas através da disponibilização de link dos filmes online em sites tais como YouTube, Vimeo ou similares. Em caso de link privado, será necessário o envio da senha. A organização não aceitará links para download tais como WeTransfer e similares.

3a. Para filme em língua estrangeira a obra deverá estar legendada em português, ou inglês ou espanhol.

3b. Os Diretores, Produtores e/ou Distribuidores poderão inscrever inúmeros filmes.

4. As inscrições serão gratuitas.

5. A edição de 2018 do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO se divide nas seguintes sessões competitivas:

5a. MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS METRAGENS - são filmes produzidos nos últimos 36 meses, com duração de até 20 minutos, captados em qualquer formato, nas seguintes categorias:
a)    MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS METRAGENS
b)    2ª DESAFIO MESTRE DOS GRITOS
c)    MOSTRA CURTA AMADOR
d)    MOSTRA CURTA ESTUDANTE

5b. MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS METRAGENS - são filmes produzidos nos últimos 36 meses, captados em qualquer formato.

5c. 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS - dedicada especialmente para curtas metragens com duração de até 05 minutos, captados em qualquer formato, e que apresentem obrigatoriamente uma cena de suspense e susto.

6. Para as sessões competitivas de curtas metragens e longas metragens só serão aceitas obras para o 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO, se produzidas nos últimos 36 meses, cuja temática seja fantástica* (horror, ficção científica ou fantasia), podendo ser da categoria ficção, animação ou documentário.

*Definição de cinema fantástico: histórias que tenham elementos sobrenaturais, que não são reais ou gerem dúvidas quanto a sua natureza.

7. Filmes exibidos nas edições anteriores do evento não podem participar da seleção do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

8. Ao se inscrever o participante passará a aceitar todas as regras do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

9. O curta metragem poderá ser inscrito tanto para a MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM quanto para o 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS desde que atenda as especificações de ambos.


III. DA SELEÇÃO

1. A organização indicará um júri qualificado que selecionará no mínimo 24 curtas metragens e 10 longas metragens, que integrarão as mostras competitivas do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

2. A organização indicará um júri qualificado que selecionará os curtas metragens que integrarão uma sessão única de até 60 minutos do 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS.

3. O júri qualificado utilizará como critério as qualidades técnicas e artísticas para seleção dos filmes.

4. Os selecionados serão informados por meio de correio eletrônico até 01 de agosto de 2018, para providenciar qualquer documentação adicional caso seja necessário.

5. A seguinte documentação deverá ser enviada o mais rápido possível:

5a. Material promocional como fotos, posters, press-books, etc., para que o filme possa ser promovido. O 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO se reservará o direito de não devolver esses materiais. A aceitação da participação implica na permissão do uso dos nomes dos realizadores e dos materiais de divulgação para fins de publicidade e promoção sem qualquer compensação adicional para fins promocionais.

5b. Para os filmes em língua estrangeira o participante deverá enviar para o 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO a lista de diálogos com o timecode em inglês, espanhol ou português. No caso de filmes em português, se houver disponível, é solicitada uma cópia com legendas em inglês.

6. Caberá à organização decidir as datas e horários de exibição dos filmes selecionados. Os filmes serão exibidos no Centro Cultural São Paulo da capital paulista. Nenhum filme selecionado terá mais de 02 (duas) exibições durante a mostra competitiva.

7. As decisões do júri qualificado serão irrecorríveis.

8. Os filmes selecionados poderão participar de sessões especiais e retrospectivas em outros festivais ou programações para divulgação do CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

 
IV. PREMIAÇÃO

1. O júri qualificado do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO escolherá os vencedores dos seguintes prêmios:


1a. Curta metragem

a)    Melhor curta de Horror
b)    Melhor curta de Ficção Científica
c)    Melhor curta de Fantasia
d)    Melhor curta de Animação
e)    Melhor curta pelo Júri Popular
f)    Melhor curta Amador
g)    Melhor curta Estudante
h)    Melhor Criatura
i)    Melhor Vítima
j)    Melhor Vilão
k)    Melhor Maquiagem
l)    Melhor VFX
m)    Melhor Roteiro
n)    Melhor Direção
o)    Melhor Trilha Sonora


1b. Longa metragem

a)    Melhor longa de Horror
b)    Melhor longa de Ficção Científica
c)    Melhor longa de Fantasia
d)    Melhor longa pelo Júri Popular
e)    Melhor Criatura
f)    Melhor Vítima
g)    Melhor Vilão
h)    Melhor Maquiagem
i)    Melhor VFX
j)    Melhor Roteiro
k)    Melhor Direção
l)    Melhor Trilha Sonora

2. O júri qualificado determinará os vencedores de cada categoria a partir dos seguintes critérios: conceito, execução, excelência técnica e artística, originalidade e inovação. O júri pode conceder menções especiais.

3. As decisões serão tomadas por uma maioria absoluta dos jurados.

4. 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS será realizado em sessão única, que contará com um apresentador convidado, com os curtas metragens selecionados apresentados antes de cada exibição.

4a. Só haverá um curta metragem vencedor do 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS.

4b. O curta metragem vencedor será escolhido pelo público que votará no filme que lhe deu a maior reação de susto.

4c. A votação será realizada na própria sessão após todas as exibições e será conduzida pelo apresentador.

4d. Após a confirmação do vencedor, se este estiver presente, receberá o Troféu do 2º DESAFIO MESTRE DOS GRITOS ao final da sessão.

5. O Prêmio Estímulo Estudante para curtas metragens da MOSTRA CURTA ESTUDANTE, será apenas para estudantes brasileiros dos cursos técnicos ou do ensino superior das áreas de cinema, rádio e TV, audiovisual, comunicação e multimídia.

5a. A MOSTRA CURTA ESTUDANTE será realizada em sessão única. 

6. O PRÊMIO ESTÍMULO AMADOR para curtas metragens da MOSTRA CURTA AMADOR será apenas para produções brasileiras não profissionais, produzidas por pessoas físicas, não empresas produtoras.

6a. A MOSTRA CURTA AMADOR será realizada em sessão única. 

7. As categorias de Melhor Curta Metragem e Melhor Longa pelo júri popular será escolhido por um grupo de espectadores cadastrados e que se responsabilizarão em assistir todos os filmes da competitiva em questão (Curtas ou Longas).

8. No caso de empate em qualquer categoria, o júri qualificado determinará o vencedor do prêmio considerando a maior pontuação na seguinte ordem como critério de desempate: excelência técnica e artística, originalidade.

9. O vencedor de cada categoria será anunciado por meio do site, redes sociais e/ou email.

10. Os troféus serão entregues apenas aos prêmios principais de cada Competitiva: Fantasia, Horror, Ficção científica, Júri Popular e Mestre dos Gritos.


V. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. A organização NÃO se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e alimentação dos selecionados para que acompanhem o 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

2. A organização não ser responsabilizará por perdas ou danos de qualquer natureza a pessoas ou propriedades, que estejam direta ou indiretamente ligados ao 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

3. A organização se reservará o direito de modificar as datas, bases e condições do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO, desde que haja uma justificativa.

4. A organização se reservará o direito de mediar e decidir qualquer dúvida ou querela do início ao final do 8º CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO.

5. As decisões da Organização serão irrecorríveis.

 
São Paulo, 23 de abril de 2018. 


Organização

CINEFANTASY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO


​​​​​​​